09/2022 - Incal

 Concluí essa semana a leitura de Incal, a parte central de uma trama reunida em três volumes. Este no padrão Star Wars, onde a cronologia dos acontecimentos se misturam sem a necessidade de segui-la de maneira linear. Conheci está obra há algumas semanas por indicação de uma amiga e coincidentemente o grupo de escritores e escritoras de ficção cientifica que participo, o escolheu para inspirar uma nova produção. 

Incal, é uma obra que mesmo com diversos problemas relacionados ao machismo, falta de representação, no livro você encontra 10 raças alienígenas, mas não tem muitos personagens negros, ainda é inovador por trazer uma linguagem cosmológica, esotérica e divertida em uma clássica space ópera. 

A ilustração do livro é do famoso Moebius, que assinou para além de diversos HQ's uma porção de filmes clássicos de ficção e fantasia. O texto e toda a trama é de Jodorowsky, responsável pela primeira tentativa de filmar Duna, alias os rascunhos dos storyboards serviram de base para Incal.

Sinceramente não sei se recomendo a leitura, primeiro por conta do preço, está sendo vendida a mais de 100 reais, a leitura em alguns trechos fica bem difícil por conta da fonte e o choque das cores, porém tenho que dizer que a edição está belíssima, mas cara! Sobre o conteúdo, a trama divaga no seu objetivo, fixando em algumas "mini" aventuras, muita das vezes resolvidas de forma simples pelo sexteto de heróis. Alguns arcos da trama são acima da média, como a fecundação da protorainha.

Devo dizer que este foi a maior HQ que li!!!

Até a próxima!






 

Comentários