03/2023 - O Último Ancestral de Ale Santos

Iniciei esta leitura para apresentá-la aos participantes do curso de iniciação a literatura afrofuturista no fim do ano passado, retomei a leitura agora inicio do ano e a concluí. 
O livro apresenta um misto de ficção cientifica, fantasia religiosa e distopia. A história começa em um ótimo ritmo, nos apresentando os personagens, os territórios, as tecnologias e também a back story necessária para entender os fatos principais que são desenvolvidos no restante do livro.
Como uma obra afrofuturistas, as conexões com as culturas africanas e afrobrasileiras estão presentes, algumas de forma direta e muito bem amarradas, outras de forma subjetiva e as vezes genérica.
O arco final do livro me trouxe um pouco de confusão e fadiga, pois se estende um pouco, traz muitos cenários, personagens e o clímax é rápido e desinteressante. Outro ponto que achei desgastante no livro são os palavrões e a forma de diálogos de alguns personagens, parte da trama se passa em uma espécie de favela, então algumas gírias e expressões soam bem clichês e estereotipadas, relembrando alguns filmes do cinema nacional. 
A obra crava sua importância na cena, por ser a primeira obra do afrofuturismo brasileiro publicada por uma editora internacional.
LEIAM!!!

 

Comentários