08/2022 - Meu Brasil Angolano

 AVISO!!! ESTE É UM DAQUELES LIVROS RACISTAS QUE VOCÊ LÊ POR DEVER DO OFICIO!!!

É isso galera, estou desenvolvendo um novo trabalho sobre Angola e em minha biblioteca já pairava este livro há alguns anos, como supostamente a história se passa em uma das épocas de foco do meu estudo coloquei ele a frente na leitura, resultando em mais uma leitura que desce com o gosto e o ardor do racismo. Desta vez representado pelo escritor Raul de Taunay que de fato representou o Brasil em Angola no período da guerra da independência.  O romance narra a volta de um diplomata brasileiro a Angola alguns anos depois da independência, diferente do país belo que os portugueses mantinham, analise expressa no livro em alguns momentos, o tal diplomata encontra uma guerra fraticida e a todo momento ressalta o caráter bárbaro e incivilizatório dos grupos antagônicos, representados no livro por personagens do MPLA e UNITA. 

Obviamente não irei desgasta-los com o esmiuçar desta obra, mas destaco alguns pontos e recorrências na narrativa, que conta com um narrador observador, mas que a todo momento faz juízo de valor, sendo melhor para o livro ter sido escrito em primeira pessoa.

O texto apresenta a todo momento o corpo feminino angolano de forma sexual, poucas qualidades morais e intelectuais são abordadas nas personagens, sempre ganhando destaque algum atributo físico.

O narrado se refere constantemente aos angolanos como negros, mesmo estando em África e na terra deles.

O reducionismo da luta politica angolana é resumida em MPLA bonzinho e UNITA bárbaros e terroristas.

Algumas cenas, que possivelmente acontecem mesmo em guerras longas, onde a razão pela qual existem é esquecidas, aqui ganham uma narração quase que pedagógica para apresentar o suposto desequilíbrio moral desses soldados.

Enfim... O escritor em questão viveu nas terras angolanas e em tempos que muitos de nós ainda não tínhamos noção do mundo, e revela a constante visão messiânica do ocidente sobre as populações africanas e o Brasil não fica de fora dela.

Não Recomendo turma, não percam vosso tempo! 


Comentários