05/2022 - Acorde, O Cinema de Spike Lee

Volto após algum tempo a falar de Spike Lee neste blog, não podia ser diferente, afinal temos um dos maiores cineastas vivo em nossa época. O livro em questão, Acorde - O Cinema de Spike Lee, é um copilado de artigos e ensaios sobre os filmes de Lee, lançado há 4 anos na mostra de cinema de mesmo nome, organizada pelo Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasilia. Inclusive, cito esse evento em uma postagem de 2018. Nesta mostra assisti em torno de 6 filmes de Lee e pude neste sucinto mergulho conhecer diversas facetas deste artista que a cada produção se finca mais e mais em nosso imaginário e na história do cinema. 

Sobre o livro... este reúne diversos pontos de vistas e analises da produção de Lee, alguns chegam a ser repetitivo ou focam em um, dois filmes, porém conforme o livro avança, podemos conferir pelo menos um artigo ou analise de cada filme da mostra. Algumas curiosidades das produções, impactos dos filmes na cultura norte americana e do pensamento politico de Lee são encontrados nesta antologia!

Altamente recomendável a degustação do catalogo de filmes de Spike Lee e posteriormente, a leitura deste livro, que pode ser acessado neste LINK 




Comentários