18/21 - Antologia de Poesia Africana de Língua Portuguesa

Ganhei este livro já há alguns anos do meu amigo Chicano, junto a outros que já estão resenhados aqui e outros que logo menos estarão. Bem... este livro me travou por meses, pensei a priori que era por conta do meu distanciamento nesses últimos períodos da poesia, porém meu interesse diário sobre conhecer mais das Áfricas contemporâneas me dizia que não, e só ao fim da leitura pude realmente sacar que o travamento na leitura se deve pelo fato da organização da antologia. Que num enfadonho prefácio foca mais no período colonial e luta pela libertação do que o estudo das obras artísticas selecionadas para este livro. 
Infelizmente a seleção para o livro me pareceu não seguir nenhum padrão e ficou quase como um catado. Claro, alguns nomes já famosos da lusofonia tiveram seus espaços garantidos, como Agualusa, Agostinho neto, Amilcar Cabral e a fantástica Alda do espirito santo. Porem o entrelaçamento sem padrão de poemas pode causar, como foi meu caso, bastante agonia ao leitor.
De qualquer forma o livro é um registro da poesia destas Áfricas tão próximas e tão longe de todos nós leitores e escritores, Angola, Moçambique, cabo verde, guiné bissau e a tão pouca conhecida São Tomé e Príncipe.
Infelizmente para além do índice servir para alimentar futuras pesquisas não recomendo a obra. 

Vale lembrar que este material integrou o programa de leitura e formação aqui em São Paulo. 

Comentários