17/2020 - Enigma e o salvador dos mundos - Rita Pinheiro

Este é o segundo livro que leio da PenDragon editora que me parece focada na disseminação da literatura fantástica produzida em nossas terras. Bem o livro da escritora Rita Pinheiro, está muito bem editado e escrito, porém confesso que foi difícil ler não por questões técnicas, mas de conteúdo. Eu como leitor negro me senti estranho ao ler as referências africanas dotadas de um primitivismo estranho, equiparado aos personagens principais do livro. 
A história se passa em um planeta escondido e mistico (Enigma), na Lua Titã em saturno e na Terra, no Brasil. Em Enigma moram os habitantes "evoluídos", a Terra, representada pelo povo brasileiro é tido como Bárbaro e destrutivo e o povo de Titã, liderado por Hórus, sendo a continuidade das dinastias ancestrais Egípcias, um povo descrito como violento e sem senso de moralidade. 
O Livro conta com 2 ápices, o segundo desnecessário, tanto que me permiti pular esse bloco do livro. Fica nítido, e isso não é desmérito, as referências da escritora nas culturas e mitologias gregas e romanas em detrimento das culturas brasileiras e africanas que são colocadas no bojo do que chamo aqui de primitivismo, mesmo ambos os povos tendo algum domínio de tecnologia, guardam, segundo o livro, essa raízes destrutiva, sem moral, violenta, tanto que Johnny (o "brasileiro" que vive em Enigma e se casa com uma nativa) tem a todo mundo um desejo quase que cego pela guerra e conflito.
Enfim... esses são meus sentimentos e olhar sobre o livro, nada melhor que ler e tirar as suas!

Até a Próxima


Comentários