18/2022 - Africa Bantu de 3500 a.c até o presente

Pra quem conhece um pouco do meu trabalho de pesquisa, sabe do meu fascínio sobre o universo Banto, e depois da leitura desse material, não é nenhum exagero usar a palavra universo para descrever essa matriz cultural que se espalhou por um grande território do continente africana.
Este livro nos apresenta por meio de um estudo linguístico a trajetória dos povos bantos e sua expansão pelo continente, bem como seu encontro com outros povos, as trocas, interações e entroncamentos. 
Muito legal como por meio do estudo da transformação linguística em diversos povos, as autoras vão também compondo um cenário arqueológico sobre costumes, ciência, o olhar para o divino e outros itens, em uma linguagem de muito fácil compreensão, ficando aqui minha deferência a editora vozes pela bela tradução. 
Alguns estudos que já tinha feito sobre as culturas e costumes banto, foram corroborados nesse livro como o culto e reverência as divindades da terra em que se chega, o conceito de precedência, a hospitalidade e a matrilinearidade. 

ESSE TA NA LISTA DOS ALTAMENTE RECOMENDADOS!!!


Comentários