16/2021 Etéreo de Allison Rds

EU VOLTEI!!!
Etéreo é o terceiro livro que li da editora Pendagon, o livro de Alisson Rds explora algumas teorias sobre as pirâmides, os povos da Lemuria e Atlântida. Foca também em parte da mitologia das divindades egípcias.  O livro é dividido em 3 partes, uma contemporânea a nós, a intermediaria no tempo da disputa pelas terras do Nilo e a terceira um pouco mais adiante da primeira parte. A leitura do livro se torna bem fácil pela divisão das cenas, numa característica de novela, intercalando os acontecimentos e tramas.

Infelizmente assim como nos outros livros que li da Pendragon, alguns estereótipos e descrições de personagens não brancos são reforçados ou substituído por termos como "exótico". Assim como os outros livros alguns detalhes de edição a ser aperfeiçoados são notados, porem como esse livro não é novo sem dúvida a editora já os superou.

A última parte do livro desperdiçou alguns momentos de virada que poderiam aconteceu, foi redundante em algumas tramas, exagerou em lutas corporais e não nos apresentou um final com a profundidade que merecia.

Destaco minha felicidade em ter acesso a livros de editoras como a pendagron que se desafia em acreditar na literatura nacional de ficção, porém se faz necessário em se tratando de estórias que abordam outras culturas, respeitar o repertório dos povos narrados na trama e seus mitologias, nas descrição de suas características e personalidades, e neste olhar sensível é que o Afrofuturismo se destaca e faz-se necessário.


Comentários