23/2019 - Neo Gaia de Matheus Sperafico

O Jovem Escritor Matheus Sperafico, de 20 anos, nos apresenta uma space opera muito interessante no livro "Neo Gaia", publicado pela editora Pendragon. No melhor estilo The 100, Ascension, Perdido no Espaços e porque não dizer Interestelar, o livro apresenta a saga de um grupo de astronautas que tem como missão perpetuar a raça humana à borda da nave Rimor. Até encontrar um novo planeta habitável meia geração se passa, conflitando sobreviventes da terra e nascidos no espaço.
Já no novo planeta a adaptação humana ao novo planeta se demonstra mais difícil que os planos desenvolvido na terra, alem disso uma conspiração interna e planos secretos dão o ar de suspense ao livro.
A parte negativa no livro fica por conta de alguns clichês ainda presentes em nossa escrita de ficção nacional, o uso excessivo de nomes gringos, a falta de detalhamento em algumas passagens sobre os equipamentos e artefatos da nave, li pelo menos 2 vezes a expressão "Futurista" para descrever algum item. Alguns erros de diagramação e quebras de páginas desproporcionais travam a leitura, por fim, alguns momentos acho que o escritor começa o capitulo pensando que o leitor já sabe onde está não identificando cenários, personagens e contexto.
Mesmo com essas questões eu fiquei feliz demais em encontrar esse livro e saber que é de gente jovem explorando o difícil "espaço" da literatura nacional e de ficção cientifica!!! 


Comentários