22/19 - Os Negros na América Latina de Henry Louis Gates Jr.

Durante as eliminatórias para a copa do mundo de 2014 em alguns jogos de países da América do sul contra o Brasil tive um Insight, algo que sempre passou despercebido pelo apagamento ou negação cultural do óbvio, este óbvio era "a América latina também é uma América afrodescendente". Esse livro do professor Henry Louis relata sua visita pelo Brasil, México, Peru, Republica dominicana, Haiti e Cuba, comprovando que a África está presente em toda América latina. Em alguns países mais viva e vistosa, já em outros, apagada, escondida ou apropriada pela tal "Cultura nacional".
O grandioso livro, que vale dizer, não guarda jargões acadêmicos ou exacerbadas citações teóricas também relata o racismo e preconceito enfrentado pelos afrodescendentes nos países visitados, outros temas como politica, apagamento histórico, desigualdade, tradição e contemporaneidade são abordados nas entrevistas e observações do mestre Henry.
Se soubesse antes da qualidade desse livro e das descobertas que faria ao lê-lo, teria iniciado a leitura assim que o adquiri.

Comentários