11/2019 - Pedro Pomar "Um Comunista Militante" de Wladimir Pomar

Pedro Pomar é uma figura que teve em toda sua vida uma grande auto critica, tanto de sua atuação, quanto do seu partido PCB/PCdoB. Essa resumida Biografia apresenta esse grande militante, pensador e dirigente partidário. Exerceu cargo legislativo e foi fundamental na resistência dos partidos e pensamentos progressistas e sociais tanto na ditadura Vargas, quanto no golpe militar iniciado em 64, esteve entre o povo em vários estados do país e também internacionalmente em conferências e encontros com comunistas de todo o mundo; na China, no Leste Europeu, na Russia e em Cuba pós revolução.
Foi morto em um dos crimes abomináveis cometidos pela ditadura que torturou e conseguiu uma traição de um dos integrantes do partido, esse evento ficou conhecido como "Chacina/Massacre da Lapa" e aconteceu no dia 16 de dezembro de 1976. 
Talvez por sua critica ferrenha para que o olhar comunista desse conta da dinâmica brasileira, longe dos reformismo, revisionismo ou importação da receita comunista do restante do mundo, ele é pouco visitado, ideologicamente falando, pelo campo socialista e progressistas atuais, e na mídia geral que sempre comenta os crimes da ditadura raramente é citado.

Uma ótima e rápida leitura!!!


Comentários