04/2019 "A República 3.000" O livro futurista e racista de Minotti del Picchia

Li consternado esse livro, que me chamou muito atenção pela sinopse e capa, e claro, por ter sido escrito na década de 30 e ter um conteúdo cientifico, futurista de uma sociedade avançada e escondida no seio do Brasil.
O porque do Espanto? Porque Minotti enquanto narrador dessa obra que como disse traz essa narrativa futurista e romântica, apresenta também o que houve e há de pior na dita Literatura Brasileira e nos discursos e obras dos seus Cânones, como o próprio Minotti, Monteiro Lobato e tanto outros.
A narrativa angustiante e estereotipada, revela a postura racista do romancista e também dos ditos criadores da cultura e identidade nacional, nesse campo da arte, onde tiveram o papel de escrever e descrever pra posteridade o desenho do país e do seu povo. O Jornalista, filho de imigrantes Italianos esbanjou essa carga pejorativa separada aos negros, negras, mestiços, mestiças e nativos, nativas!
Sempre que descreve um desses personagens, alem de apresentar os aspectos físicos, traz uma concepção eugenista e racista, acompanhada de características psicológicas e comportamentais perturbadoras para esse jovem leitor negro nesse iniciar 2019.
Leiam:

"As Ordens do Tenente Pina, Quatro recrutas cor de chocolate - Dois mamelucos e dois baianos ex cangaceiros" pg. 11

"- Sergipano Besta" Não vê que é Largato"...

"...Fidêncio, mulato manso e triste..." (Fudêncio também era o cozinheio da expedição)

"Aporé (Guia Congô) pg. 12

Já o capitão era um Etnólogo e economista, sábio. pg.13

"Pina, em antítese, era bravura e irraciocinada e impulsiva..." pg.13

"O cozinheiro preto, como um demônio agitando-se entre o fumo e as labaredas da fogueira" p. 18

Vamos parar por aqui, o livro apresenta o capitão, que não tem suas características físicas expressas, como o arauto da brasilidade perfeita, seus subordinados, quase em sua totalidade, mestiços e pretos,  são submissos e com personalidade duvidosa, devendo ser então comandados por essa grande mente!

Não quero contar muito sobre o livro, mas vale aqui uma breve descrição do que você encontrará nessas paginas;

A expedição foi atacada por Índios Canibais, em pleno 1930, a tropa capturada foi levada para um ato antropofágico, nesse enter meio, em fuga, Maneco, (O TIPICO NEGRO DA CASA DESCRITO NESSE TEXTO COMO RELIGIOSO, INOCENTE, CARIDOSO, IGNORANTE E TOTALMENTE DEVOTO A HONRA DO SEU CAPITÃO, O CULTUANDO COMO SER SUPERIOR) e o Capitão Fragoso, são atraídos por uma força magnética que os leva para dentro de uma cidade escondida no seio da floresta, avançada nas concepções filosóficas, humanas, tecnológicas, essa sociedade busca o ultima passo da sua evolução, explorar o espaço. Quase habituados nessa terra, os novos intrusos terão que substituir outros 2 seres não evoluídos nessa sociedade, dois descendentes Incas, capturados há anos, o Maneco, claro ficou no serviço braçal e o capitão a honraria do serviço intelectual, onde se apaixona por sua antecessora, que mesmo sendo Inca, centro americana é descrita quase como caucasiana "Raymi era uma mulher sobrenaturual, jamais homem algum imaginou beleza mais pura! Alva, olhos enormes e líquidos, boca perfeita, cabelos longos... cabeça arcangélica..." pg.67
Paro por aqui a descrição sobre o livro!!!

Essa obra e seu autor, alem de muito engenhoso, pioneiro nesse gênero literário no Brasil, muito associado apenas ao lazer e quase que uma leitura recreativa, expressa o pensamento de diversas gerações de escritores e escritoras brasileiras (os), que livro após livros foram detonando com nossa identidade, auto estima e DIVERSIDADE, construindo um Brasil branco, que por natureza devia dominar e endireitar todas as outros povos que não descendiam de suas puras e elevadas genes. 
Claro que o livro traz outras reflexões e conceitos interessantes, mas pra mim ficam em segundo plano com esse olhar do escritor. Note que as descrições em todo o livro, com exceção dessa ultima citação, não são falas dos personagem, são narrações, expressões de quem está tocando a trama para nós leitores e leitoras!!!



Desculpem o longo texto, este se fez necessário!

COMENTEM, ME CONTRARIEM, ME MANDEM MAIS DEFINIÇÕES

EU AGRADEÇO

Bjos e abraços


Comentários

  1. Ótimo texto meu Irmão!!!
    Infelizmente esses autores até que pegavam leve comparado ao que o negro sofria na realidade desta época. Nossa sociedade atual é o reflexo de todo esse racismo vivido, incitado e registrado nas obras literárias deste período escravagista.
    Que Jah abençoe sua Vida!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. gratidao meu irmão, precisamos desconstruir e reconstruir outras imagens sobre nós!!!
      #Onelove

      Excluir

Postar um comentário