Nas Ruas Fantásticas da FLIP

Estive nos dias 25 e 26 em Paraty, para a Festa Literária Internacional de Paraty, em especial e com foco, para acompanhar a primeira casa dedicada a literatura fantastica nesses 16 anos de FLIP.
Como já disse fui estudar e conhecer outros amigos e amigas que estão na escrita e no desenvolvimento da chamada literatura fantástica no Brasil. Destaque para Fabio kabral, Lu Ain Zaila e o livro “Aventuras do Vampiro de Palmares”. A casa Fantástica nesses dois dias trouxe bate papos sobre as Ondas da Literatura Fantástica, Editoras e mercado editorial, coletivos que trabalham com FC, formação de leitores (as), construção de universos, trilogias e duos, e por fim, literatura de vampiros.
Dos debates, no quais ouvi todos atentamente, puder aprender alguns caminhos, rever algumas táticas, entender como o mercado de FC esta se articulando, olhando os livros, tocando e folheando e ver como os diagramadores e ilustradores estão dando vida a essas visões fantásticas e futuristas. Em um breve encontro com o Fabio e a Lu falamos do conceito de Afrofuturismo, que teve uma mesa especifica no dia seguinte da minha Ida.
Alem da beleza da cidade, do seu chão histórico e irregular, cheio de belas pedras, de olhar as crianças dos povos nativos cantando em troca de uns trocados, de encontrar alguns livros bem baratos, de andar em restaurante em restaurante para achar uma alimentação a preço justo, de ser muito bem recebido no Hostel, me coloquei a pensar nos meus escritos e como fazer chegar nas pessoas, enfim, missão cumprida; Conhecer a FLIP, Conhecer parte da cena da Literatura Fantástica, Descansar e voltar Inspirado.
Confiram alguns registros que fiz com meu smartphone;

Abertura FLIP

Entrada da Casa Fantastica

Obra Artistica Cabeça em Paraty

Barco pirata com Literatura de Editoras Indepentes

Centro Histórico de Paraty

A escritora Lu Ain Zaila e Eu


AUDIODESCRIÇÃO

Comentários