Segundo Dia - Diário de Bordo - Viagem a Brasília


No meu segundo dia na capital de País cheguei a duas conclusões sobre a cidade; Brasília é quente e seca e não foi feita para pedestre... Tirando estas questões, hoje dediquei meu dia a escuta e reflexão nos momentos iniciais do IV Seminário de Educação Integral, tendo como tema transversal “Contribuições para o Programa Mais educação”.
O primeiro momento do dia logo ao café tive a oportunidade de conhecer o DJ Branco, lá de Salvador, do projeto Evolução Hip-Hop e CMA Hip-Hop e também meu companheiro na mesa que participarei na quinta.
O seminário começou com suas formalidades destaque para a elucidação sobre o Programa Mais educação e falas inspiradoras sobre o futuro do Programa.

Participei e quero destacar 3 momentos;
10 Anos de educação Integral em Apucarana
Experiência na Cidade de Apucarana que elevou a posição da cidade e das escolas na Prova Brasil (Matemática e Português), aumentando a Auto estima do professor e também com as crianças na escola possibilitou o ingresso e permanência da Mulher no mercado de trabalho  gerando aumento da renda familiar. O projeto em longa escala possibilitou também uma redução dos índices da criminalidade e violência
Conheça melhor essas ações: www.profclaudiosilva.blogspot.com  

Macaé Evaristo (BH)
A professora inspirada de Minas gerias trouxe reflexões sobre Uma Educação integral como possibilidade de construção do direito a educação, reforçando a possibilidade de Outros espaços e outros saberes serem propícios para  formação humana,  promovendo uma Educação integral pensando o sujeito e sua história. Também falou sobre as questões relacionadas a Infra estrutura das escolas, acesso aos espaços de cultura da cidade, remuneração do profissional de cultura e outros assuntos.

Educação Integral e Educação Digital
As questões debatidas nessa mesa foram:
- Tecnologia como instrumento de cultura contemporânea
- As políticas publicas não trazem as tecnologias para a escola
- “Lan House e Inclusão Digital”
- Uso pedagógico e de aprendizado para as crianças e adolescentes.
- Interação social por meio das tecnologias  e Integração de varias linguagens.
- “Uso Acritico das tecnologias”
- “Linguagens da informação”

Como o post ia ficar muito grande resolvi falar desses três momentos que me impactaram hoje, amanhã visitarei o congresso e participo de grupos de trabalho a noite... e claro no fim da noite conto tudo pra vocês!
Aquele salve... e agradecimentos a todos que estão ai conectados e torcendo por mim e acompanhando esse corre e minha participação aqui no Seminário!

Asè

Comentários