Orgulho...

Reconstruir ou construir o orgulho do homem negro é sempre secundario se de fato homem o mesmo não o é. Entendendo que ser homem vai alem de pertencer a uma especie ou ter um sexo definido. E que ser hoeme vai alem de ser "humano", como definição alguns dicionarios afirmam que a palavra e o ser "Humano" tras consigo a "Bondade", se assim for, realmente homens negros e brancos nunca foram "humanos". Ou entre o discutido processo de evolução o elemento humano se perdeu ou foi retirado. Pois se orgulho é "o elevado conceito que alguem faz de si mesmo", como um ser sem humanidade pode ter amor próprio, auto-estima ou brio?
O orgulho do homem negro passa por se reconhecer, se conhecer e também entender seu papel na história. Defiinir em qual ponto sua humanidade foi dissolvida, é elemento fundamental para reconstrução de uma memória humana, se é que o bicho humano um dia já a possuiu.
Orgulho, em 10 reflexões quero tentar entender qual é o caminho que a população negra tem que trilhar para uma construção ou reconstrução de um orgulho "humano" que não o distingua de seus pares brancos, num ambito cultural, social e econômico. Se quiser vir e pensar comig... Boa Viagem...

Texto: Israel Neto, Réu

Comentários